O DISCURSO DA SUSTENTABILIDADE NAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO:
UMA ANÁLISE DIALÓGICA
Resumo
A partir da necessidade de reestabecer o equilíbrio ambiental do planeta, desencadeou-se um movimento global comprometido com a tentativa urgente de buscar soluções que possibilitem a formação de uma sociedade sustentável. Nesse sentido, as Instituições de Ensino Superior podem desempenhar um papel transformador, possibilitando uma formação sustentável e crítica através de abordagens técnicas e teórico-metodológicas que permitam ao estudante a construção de saberes consistentes e renovadores. Diante disso, ao refletir sobre a relevância do Ensino Superior como um dos protagonistas na busca por ideais e ações sustentáveis e, mais especificamente, sobre a estreita relação que o Curso de Direito pode apresentar nesse processo, esta pesquisa busca analisar, por meio dos estudos dialógicos da linguagem, de que maneira o discurso da sustentabilidade reverbera dialogicamente nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Direito – Resolução da CNE/CES nº. 5 de 17 de dezembro de 2018 (BRASIL, 2018). Ao abordar a análise das possíveis reverberações do discurso da sustentabilidade sob a vertente dialógica, vislumbra-se a compreensão dos sentidos presentes no enunciado, através de discursos considerados em sua dimensão social e verbo-visual, tendo em vista a língua como discurso.
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