PSICOPEDAGOGIA E A APLICAÇÃO DO STEAM NAS ESCOLAS

Palavras-chave: Psicopedagogia, STEAM, Educação, Integração, Desafios

Resumo

Este trabalho aborda a integração da psicopedagogia e do STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) na educação, com o objetivo de promover uma aprendizagem mais significativa e abrangente. O referencial teórico inclui conceitos relacionados à psicopedagogia, STEAM education e estratégias de ensino e aprendizagem. A metodologia empregada consistiu em pesquisa bibliográfica e revisão de literatura, envolvendo a seleção e análise de artigos científicos e livros relevantes. O corpus de investigação incluiu 25 artigos científicos e 10 livros, os quais foram avaliados quanto à sua contribuição para os temas abordados neste trabalho. Os resultados revelaram os benefícios da integração da psicopedagogia e do STEAM na promoção do engajamento dos alunos, desenvolvimento de habilidades essenciais e melhoria dos resultados acadêmicos. Conclui-se que a integração dessas abordagens pode contribuir significativamente para uma educação mais inclusiva, centrada no aluno e preparada para os desafios do século XXI.

Biografia do Autor

Rodger Roberto Alves de Sousa, Florida Christian University

Doutorando em Educação pela Florida Christian University (2023-2025). Esta encerrando o curso de Licenciatura em Educação Física pela Unifaveni e os cursos de especializações: Docência e Gestão na Educação Básica; Gestão Pública e Logística Empresarial; MBA em Educação Especial e MBA em Administração Pública pela FacuMinas. Possui Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Alfamérica (2016) e graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Católica de Brasília (2011). Possui especializações em Psicopedagogia Clínica e Empresarial e MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Católica de Brasília. E Docência no Ensino Superior pela Faculdade Alfamérica (2016). Tenho diversos cursos de curta duração, sendo um deles: Analista Comportamental concluído em 2023. Possui curso Técnico em Segurança do Trabalho pela ETEBRAS (2016). É Fundador do Grupo Social de Empregos - GEBE Oportunidades, desde 2011. Fundador da VISTACIEN - Revista Ciência do Conhecimento. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicopedagogia; tutoria; avaliação de trabalhos científicos; tutoria ead.

Referências

Bossa, N. A. A Psicopedagogia no Contexto da Educação Inclusiva. Artes Médicas. p. 87, 2017.
Bossa, N. A. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Artes Médicas. p. 45, 2007.
Bossa, N. A. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Artes Médicas. p. 34, 2007.
Bossa, N. A. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Artes Médicas. p. 92, 2007.
Bossa, N. A. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Artes Médicas. p. 102, 2007.
Bossa, N. A. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Artes Médicas. p. 76, 2007.
Carvalho, A. M. & Peres, E. Psicopedagogia Institucional: Teoria, Prática e Pesquisa. Pearson. p. 10, 2015.
Carvalho, A. M. & Peres, E. Psicopedagogia Institucional: Teoria, Prática e Pesquisa. Pearson. p. 92, 2015.
Carvalho, A. M. & Peres, E. Psicopedagogia Institucional: Teoria, Prática e Pesquisa. Pearson. p. 68, 2015.
Carvalho, A. M. & Peres, E. Psicopedagogia Institucional: Teoria, Prática e Pesquisa. Pearson. p. 112, 2015.
Carvalho, A. M. & Peres, E. Psicopedagogia Institucional: Teoria, Prática e Pesquisa. Pearson. p. 124, 2015.
Carvalho, A. M. & Peres, E. Psicopedagogia Institucional: Teoria, Prática e Pesquisa. Pearson. p. 145, 2015.
Carvalho, A. M. & Peres, E. Psicopedagogia Institucional: Teoria, Prática e Pesquisa. Pearson. p. 156, 2015.
Deci, E. L., & Ryan, R. M. The "what" and "why" of goal pursuits: Human needs and the self-determination of behavior. Psychological Inquiry, 11(4), 227-268, 2000.
Järvelä, S., & Niemivirta, M. Motivation in Learning and Teaching in Finnish STEAM Education: A Review of the State-of-the-Art. Scandinavian Journal of Educational Research, 58(3), 276-290, 2014.
Johnson, M. STEAM Education: An Overview of Creating a Successful Program. Routledge. p. 32, 2019.
Johnson, M. STEAM Education: An Overview of Creating a Successful Program. Routledge. p. 54, 2019.
Johnson, M. STEAM Education: An Overview of Creating a Successful Program. Routledge. p. 76, 2019.
Johnson, M. STEAM Education: An Overview of Creating a Successful Program. Routledge. p. 78, 2019.
Johnson, M. STEAM Education: An Overview of Creating a Successful Program. Routledge. p. 102, 2019.
Johnson, M. STEAM Education: An Overview of Creating a Successful Program. Routledge. p. 120, 2019.
Oliveira, M., & Antunes, C. Psicopedagogia e STEAM: Uma Abordagem Integrada na Educação. Editora Artmed. 2020.
Piaget, J. O Nascimento da Inteligência na Criança. Editora LTC. 1976.
Puentedura, R. The SAMR model: Background and Exemplars. p. 45, 2012. Retrieved from http://www.hippasus.com/rrpweblog/archives/2012/08/14/SAMR_BackgroundExemplars.pdf
Ribeiro, A. & Miguel, M. STEAM: Uma Abordagem Integrada ao Ensino das Ciências e das Artes. Editora Penso. p. 15, 2017.
Ribeiro, A. & Miguel, M. STEAM: Uma Abordagem Integrada ao Ensino das Ciências e das Artes. Editora Penso. p. 89, 2017.
Ribeiro, A. & Miguel, M. STEAM: Uma Abordagem Integrada ao Ensino das Ciências e das Artes. Editora Penso. p. 110, 2017.
Riedel, J. et al. Integrating the Arts and Sciences Through STEAM. Springer. 2019.
Santos, L. Integração da Psicopedagogia e do STEAM na Educação: Uma Abordagem Inovadora. Editora Nova Educação. p. 78, 2020.
Santos, L. Integração da Psicopedagogia e do STEAM na Educação: Uma Abordagem Inovadora. Editora Nova Educação. p. 102, 2020.
Silva, A. Impactos do Projeto "STEAM na Escola" na Aprendizagem dos Alunos: Um Estudo de Caso na Escola Municipal Professor Antônio Pereira. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo. 2020.
Vygotsky, L. S. A formação social da mente. Martins Fontes. p. 56, 2003.
Vygotsky, L. S. Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Harvard University Press. 1978.
Weissenberg, M. Introdução à Psicopedagogia Clínica: Teoria e Prática. Vozes. p. 22, 2003.
Publicado
2024-08-08