O estrangeiro e a pintura impressionista
representações da opressão sobre o universo das personagens
Resumo
Este artigo tem por objetivo explorar alguns aspectos relacionados à personagem de Meursault, o homem absurdo de Camus, preso em um presente perpétuo, e levantar questões sobre a descrição do espaço, aproximando algumas passagens da obra, O estrangeiro, de algumas pinturas do movimento impressionista e a maneira de os cenários refletirem o sentimento e o estado da personagem dentro da narrativa. As pinturas selecionadas para estabelecer a comparação com o romance camusiano são as seguintes: Tarde de domingo na ilha de Grande Jatte, de Georges-Pierre Seurat (1884-1886), Minha casa em Teresópolis, de Eliseu Visconti (1932) e No cafezal, de Georgina de Albuquerque (1930). Como suporte teórico para as análises, são empregados os estudos de Leite (1994), Simioni (2002), Carpeaux (2008), Toti (2013), Alves (2021), Toledo (2022).
Referências
ALVES, Fabíola Cristina. Para além do termo impressionista: o debate crítico e o caso viscontiano no Brasil. Visualidades, v. 19, 4 maio 2022.
BIENAL BRASIL SÉCULO XX, 1994, São Paulo, SP. Bienal Brasil Século XX: catálogo. Curadoria Nelson Aguilar, José Roberto Teixeira Leite, Annateresa Fabris, Tadeu Chiarelli, Maria Alice Milliet, Walter Zanini, Cacilda Teixeira da Costa, Agnaldo Farias. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1994. Disponível em: https://issuu.com/bienal/docs/name049464. Acessado em: 19 fev. 2024.
BLOOM, Harold. O cânone ocidental. Trad., introd. e notas Manuel Frias Martins; rev. Pedro Ernesto Ferreira. 5. ed. Lisboa: Temas e Debates, 2013.
CAMUS, Albert. O estrangeiro. Rio de Janeiro: Record/Altaya, 2000.
CARPEAUX, Otto Maria. História da literatura ocidental. 3. ed. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2008.
CHIAMOVICH, Felipe. O impressionismo e o Brasil. Disponível em: https://mam.org.br/exposicao/o-impressionismo-e-o-brasil. Acesso em: 26 fev. 2024.
GEORGINA de Albuquerque. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa21325/georgina-de-albuquerque. Acesso em: 18 de fevereiro de 2024. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Tarde de Domingo na Ilha de Grand Jatte, George Seurat. História das Artes, 2024. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/tarde-de-domingo-na-ilha-de-grand-jatte-george-seurat/. Acesso em: 10 jan. 2024.
MARTINS, Manuel Frias. Introdução. In: BLOOM, Harold. O cânone ocidental. Trad., introd. e notas de Manuel Frias Martins; rev. Pedro Ernesto Ferreira. 5. ed. Lisboa: Temas e Debates, 2013.
SEURAT, Georges-Pierre. Tarde de domingo na ilha de Grande Jatte. Disponível em: https://www.artmajeur.com/pt/magazine/5-historia-da-arte/uma-tarde-de-domingo-na-ilha-de-la-grande-jatte-de-georges-seurat/333388. Acesso em: 04 mar. 2024.
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Entre convenções e discretas ousadias: Georgina de Albuquerque e a pintura histórica feminina no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, out. 2002, v.17, n. 50, p.143-159.
TELLES, Lygia Fagundes. Antes do baile verde. In: TELLES, Lygia Fagundes. Antes do Baile Verde: contos. Rio de Janeiro: José Olympio, 1971.
TOLEDO, Sandro Mira. Experiência de estranhamento e a contradição do absurdo no romance O estrangeiro de Albert Camus. Profanações, v. 9, p. 51–79, 16 fev. 2022.
TOTI, Carolina Natale. A condição absurda em O Estrangeiro, de Albert Camus. Revista Todas as Musas. ISSN 2175-1277, ano 04, nº 2. Jan-Jun 2013.
VISCONTI, Eliseu. Minha casa em Teresópolis (1932). Disponível em: https://eliseuvisconti.com.br/obra/p617/. Acesso em: 10 jan. 2024.
Copyright (c) 2024 REVISTA DIÁLOGO E INTERAÇÃO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.