NO PRINCÍPIO, ERA O NOIVO
UMA INVESTIGAÇÃO TEOLÓGICO-DISCURSIVA DE CÂNTICO DOS CÂNTICOS, DE SALOMÃO
Resumo
Este artigo se propôs a realizar um estudo teológico-discursivo do escrito bíblico Cantares de Salomão, em que se discorre sobre elementos essenciais à narrativa sob dimensões estrutural, temática e simbólica (alegórica), tais como a localização pelo cânon bíblico, a autoria e a contextualização discursiva. Refletindo sobre o percurso narrativo construído por Salomão em Cantares, percebemos que o texto constitui traços de uma consciência englobante a respeito da nação de Israel, ou seja, aquilo que Deus preparou em forma de tipos (ou, em outro ângulo, em enigmas). Também denominado de Cântico dos Cânticos, o livro Cantares de Salomão é integrado entre os livros de caráter poético do Antigo Testamento. Dessa forma, permite que o leitor tenha uma visibilidade excedente, exotópica de seu conteúdo discursivo, não se reportando apenas à estrutura superficial, mas também desvendando as camadas simbólicas. Além do instrumental teológico, para concretização de nosso estudo, recorremos às contribuições de Bakhtin e Volóchinov, os quais fundamentam o subsídio teórico da pesquisa. A abordagem dialógica tem demonstrado que há múltiplas formas de manifestação da linguagem, e que é possível correlacionar os níveis ético e estético numa perspectiva discursiva.
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