DIAGNÓSTICO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO EDIFÍCIO CET/UESC USANDO OS CRITÉRIOS DE ETIQUETAGEM E RTQ/INMETRO

Palavras-chave: Consumo energético, Edificação Educacional, Desempenho térmico, Conforto Ambiental

Resumo

O desenvolvimento tecnológico e o crescimento populacional de grandes centros urbanos vêm gerando um consumo energético crescente. Grande parte deste consumo é decorrente do uso continuado das edificações projetadas sem considerar o consumo energético em seu ciclo de vida. Com isto, faz-se necessário implementar mecanismos que tornem as edificações eficientes, sobretudo as já construídas e operacionais. Neste sentido, Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) desenvolveu Requisitos Técnicos da Qualidade para Edificações (RTQ) para avaliar o ambiente construído e identificar o nível de eficiência destas edificações, permitindo que os projetistas possam identificar e melhorar os sistemas construtivos em busca do uso racional da energia. Neste sentido, foram aplicados os RTQ em uma edificação de uso educacional para identificar seu desempenho e simular cenários para melhoria de sua eficiência energética. Após aplicado o método proposto pelo PBE obteve-se uma classificação “B” com as variáveis prescritas e “C” por simulações computacionais, considerando a envoltória, iluminação e condicionamento de ar, bem como, suas bonificações. O modelo computacional permitiu gerar cenários comparados aos requisitos regulamentados, com melhorias dos materiais aplicados na busca pela melhor performance. Os cenários permitiram identificar espaço para melhorias a partir de soluções aplicadas em cada elemento da edificação.

Biografia do Autor

Carolaine da Cruz Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Engenheira Civil

Cleverson Alves de Lima, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutor em Engenharia Civil, Prof. Adjunto UESC

Thayse Gama de Carvalho, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre em Modelagem dos Materiais, Profa. Assitente UESC

Referências

CARVALHO, T. G. de. Avaliação do conforto ambiental no edifício CET/UESC através da requalificação dos materiais de construção e modelagem computacional. 2021. 154 f. - Universidade Estadual de Santa Cruz, 2021.

EPE. Atlas da Eficiência Energética Brasil 2021. MME/EPE, 2021. Disponível em: https://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/atlas-da-eficiencia-energetica-brasil-2021.

GOMES, M. F.; FERREIRA, L. J. Políticas públicas e os objetivos do desenvolvimento sustentável. 2018. Disponível em: https://bityli.com/SBR48.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br.

PBE - EDIFICA, P. Nova Instrução Normativa Inmetro. 2022. Disponível em: https://www.pbeedifica.com.br/nova-ini.

PROCEL. Lei de Eficiência Energética. 2014. Disponível em: http://www.procelinfo.com.br/resultadosprocel2014/lei.pdf.

RTQ-C. Requisitos Técnicos da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais. de Serviços e Públicos. 2013. Disponível em: https://bityli.com/WYk21.

SILVA, M. K. P. da. Análise econômica de medidas de eficiência energética em um prédio histórico de Florianópolis, de acordo com a nova etiquetagem comercial Procel Edifica. 2019. Disponível em: https://bityli.com/pY3kM.

SILVA, C. da C.; LIMA, C. A. de; CARVALHO, T. G. Avaliação da eficiência energética no prédio “Evandro Sena Freire” (CET/UESC) usando os critérios de etiquetagem e RTQ/Inmetro. 2023. Disponível em: http://bit.ly/3YEyzxr.
Publicado
2024-08-28