DIAGNÓSTICO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO EDIFÍCIO CET/UESC USANDO OS CRITÉRIOS DE ETIQUETAGEM E RTQ/INMETRO
Resumo
O desenvolvimento tecnológico e o crescimento populacional de grandes centros urbanos vêm gerando um consumo energético crescente. Grande parte deste consumo é decorrente do uso continuado das edificações projetadas sem considerar o consumo energético em seu ciclo de vida. Com isto, faz-se necessário implementar mecanismos que tornem as edificações eficientes, sobretudo as já construídas e operacionais. Neste sentido, Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) desenvolveu Requisitos Técnicos da Qualidade para Edificações (RTQ) para avaliar o ambiente construído e identificar o nível de eficiência destas edificações, permitindo que os projetistas possam identificar e melhorar os sistemas construtivos em busca do uso racional da energia. Neste sentido, foram aplicados os RTQ em uma edificação de uso educacional para identificar seu desempenho e simular cenários para melhoria de sua eficiência energética. Após aplicado o método proposto pelo PBE obteve-se uma classificação “B” com as variáveis prescritas e “C” por simulações computacionais, considerando a envoltória, iluminação e condicionamento de ar, bem como, suas bonificações. O modelo computacional permitiu gerar cenários comparados aos requisitos regulamentados, com melhorias dos materiais aplicados na busca pela melhor performance. Os cenários permitiram identificar espaço para melhorias a partir de soluções aplicadas em cada elemento da edificação.
Referências
EPE. Atlas da Eficiência Energética Brasil 2021. MME/EPE, 2021. Disponível em: https://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/atlas-da-eficiencia-energetica-brasil-2021.
GOMES, M. F.; FERREIRA, L. J. Políticas públicas e os objetivos do desenvolvimento sustentável. 2018. Disponível em: https://bityli.com/SBR48.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br.
PBE - EDIFICA, P. Nova Instrução Normativa Inmetro. 2022. Disponível em: https://www.pbeedifica.com.br/nova-ini.
PROCEL. Lei de Eficiência Energética. 2014. Disponível em: http://www.procelinfo.com.br/resultadosprocel2014/lei.pdf.
RTQ-C. Requisitos Técnicos da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais. de Serviços e Públicos. 2013. Disponível em: https://bityli.com/WYk21.
SILVA, M. K. P. da. Análise econômica de medidas de eficiência energética em um prédio histórico de Florianópolis, de acordo com a nova etiquetagem comercial Procel Edifica. 2019. Disponível em: https://bityli.com/pY3kM.
SILVA, C. da C.; LIMA, C. A. de; CARVALHO, T. G. Avaliação da eficiência energética no prédio “Evandro Sena Freire” (CET/UESC) usando os critérios de etiquetagem e RTQ/Inmetro. 2023. Disponível em: http://bit.ly/3YEyzxr.
Copyright (c) 2024 REVISTA DIÁLOGO E INTERAÇÃO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.