A A neuroeducação e sua importância para o processo de alfabetização e letramento

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  • Catiana Ferraz da Silva UNISC
  • Rosângela Gabriel
Palavras-chave: Neurociência. Educação. Alfabetização. Letramento. Ensino-aprendizagem.

Resumo

O processo de alfabetização e letramento, sem dúvidas, pode ser considerada uma das etapas mais importantes da vida escolar dos estudantes, tendo em vista que é nesse momento que a criança passa a ter um conhecimento maior e mais aprofundado das letras, da linguagem escrita e oral. Assim, o professor tem à sua disposição uma série de métodos e recursos que pode fazer uso para transformar e ressignificar esse processo, de maneira a torná-lo mais efetivo e assertivo. Nesse ensejo, há a compreensão de que teorias advindas da neurociência podem ser úteis para o processo de alfabetização e letramento, a fim de trazer contribuições significativas para uma melhor compreensão a respeito de como o cérebro aprende. Assim sendo, o estudo em questão teve como objetivo analisar as contribuições da neurociência à compreensão dos processos neurocerebrais envolvidos no processo de alfabetização e letramento, evidenciando o quanto elas podem ser úteis para os docentes, trazendo práticas inovadoras e um melhor entendimento de como o cérebro da criança aprende nessa etapa primordial da educação básica. De maneira a se obter os dados e informações necessários ao aporte teórico, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, através de livros, revistas, artigos, monografias, revistas e outros materiais pertinentes ao tema investigado. Foi possível verificar que, através das teorias advindas da neurociência, o professor consegue ter um maior conhecimento sobre como a criança aprende nessa etapa da educação, compreendendo os processos neurais e as estruturas responsáveis pela leitura, escrita, memória e atenção, sendo estes elementos imprescindíveis para uma melhor orientação e elaboração de atividades facilitem ainda mais a alfabetização e o letramento.

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Publicado
2024-08-09