CRENÇAS DE PROFESSORAS DE UMA ESCOLA BILINGUE DE BOA VISTA, RORAIMA:

ESTUDO DE CASO

  • Noeme Vieira Santos Universidade Federal de Roraima
  • Alan Ricardo Costa UNISC https://orcid.org/0000-0001-8132-6202
  • Fabrício Paiva Mota Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave: Crenças de professores, Escola bilingue, Educação infantil

Resumo

Este artigo tem como escopo as crenças de professores, na perspectiva da Linguística Aplicada, e nosso interesse maior recai sobre as crenças referentes ao bilinguismo e ao ensino em uma escola bilíngue de Roraima. O objetivo geral da pesquisa é investigar as crenças de professores sobre o bilinguismo na educação infantil. Os objetivos específicos são: estudar as crenças de docentes de uma escola bilíngue de Boa Vista sobre o ensino para crianças e contribuir com a literatura sobre o assunto a partir de uma pesquisa prática e aplicada realizada em uma escola bilíngue. O referencial teórico deste estudo é composto por trabalhos recentes que versam sobre (1) o bilinguismo e seus mitos, (2) as crenças de professores de línguas e (3) as experiências de ensino em escolas bilíngues brasileiras. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada a partir do estudo de caso. O contexto da pesquisa é uma escola bilíngue de educação infantil, de Boa Vista-RR. São participantes da pesquisa e informantes duas profissionais da instituição (denominadas Diretora e Professora). Os dados foram coletados a partir de uma entrevista semiestruturada realizada junto à aplicação de um questionário de Escala Likert. Resultados indicam que a necessidade de formação específica para atuar com educação infantil bilíngue é uma das crenças mais fortes. Ademais, crenças sobre os cursos de Letras não formarem docentes para atuar em escolas bilíngues, sobre os desafios no uso de inglês como L2 na escola e sobre a influência dos pais no bilinguismo também podem ser notadas.

Biografia do Autor

Alan Ricardo Costa, UNISC

Doutor em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com bolsa CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Mestre em Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), sob orientação do prof. Vilson J. Leffa, também com bolsa CAPES. Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras), pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), e em Educação a Distância (EaD) e Tecnologias Educacionais, pelo Centro Universitário Cesumar. Graduado em Letras - Espanhol e literaturas de língua espanhola, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e em Letras - Português/Inglês e respectivas literaturas, pela Universidade Cesumar (Unicesumar).

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Publicado
2024-08-09