UMA LEITURA DO COTIDIANO:

A CRÔNICA E A FOTOGRAFIA EM UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA BÁSICA

  • Mariana Alves de Santana Marins UTFPR Londrina
  • Marilu Martens Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina e Cornélio Procópio
  • Maurício Cesar Menon Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina e Cornélio Procópio
  • Givan José Ferreira dos Santos
Palavras-chave: Literatura, Crônica, Fotografia, Sequência didática básica, Ensino fundamental II

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de Sequência Didática Básica, para aulas de Língua Portuguesa, com ênfase na Literatura, para os anos finais do Ensino Fundamental, focando na leitura de um livro de crônicas aliado a conceitos de fotografia. Busca-se, assim, estimular alunos e professores a olharem com mais interesse a arte, em diferentes suportes. Tendo como pressuposto de que a crônica e a fotografia retratam, cada uma com sua linguagem, um recorte no tempo e no espaço, o ponto de partida desta pesquisa foi levantar conceitos que aproximem os dois gêneros e demonstrem a potencialidade de ambos em despertar um olhar humanizador para a realidade. Para isso, por meio de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, apoiou-se, principalmente, nas concepções de Sá (1987), Candido (1992, 1995) e Moisés (2005) para a crônica, e de Barthes (1984) para a fotografia. E para a elaboração da proposta de sequência didática, seguiram-se as proposições de Cosson (2018). Espera-se oferecer, com isso, contribuição reflexiva e pragmática no intuito de ampliar as estratégias de promoção do letramento literário e visual no processo de ensino e aprendizagem escolar.

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Publicado
2024-08-08