A PERCEPÇÃO DE DISCENTES SURDOS(AS) EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - CAMPUS PALHOÇA BILÍNGUE - ACERCA DE SUAS EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS.

  • Carlos Eduardo Rocha de Carvalho
  • Saionara Figueiredo Santos IFSC
Palavras-chave: Libras: Experiências Acadêmicas: IFSC Palhoça Bilíngue

Resumo

 O presente trabalho teve por objetivo analisar as experiências acadêmicas vividas pelas (os) alunas(os) surdas(os) egressas(os) do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Palhoça Bilíngue. Para esta análise foi realizada uma pesquisa quantitativa e qualitativa, a estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso. Utilizou-se como arcabouço teórico, autores como Sassaki (1997), Rosa; Almeida (2012), Mori; Sander (2015), Gomes; Angelici (2012), entre outros. A coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa documental, bem como por questionário que foi aplicado com todos(as) alunos(as) surdos(as) egressos(as) dos cursos de graduação da instituição, desde sua criação. Foram utilizados questionários aplicados, com perguntas fechadas enviados por e-mail. O questionário foi enviado para 10 alunos(as) egressos(as) do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Palhoça Bilíngue. Houve um retorno de 08 emails, totalizando 80% respostas. As temáticas que orientaram a criação do questionário são duas, a saber: Inclusão dos(as) alunos (as) surdos(as) e Experiências vividas por esses discentes. Cada uma dessas temáticas acabou se desenrolando nas perguntas do questionário. Após a coleta, os dados foram organizados e gráficos foram criados para facilitar a visualização e análise dos dados. Foi possível elucidar com a pesquisa, que as experiências vividas pelas alunos(as) do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Palhoça Bilíngue tem sido positiva, destacando que neste espaço tiveram o contato com a Libras, levando em conta que foi neste espaço em que aprenderam a utilização da Libras.  

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Publicado
2024-03-27