O PAPEL DO EDUCADOR NA GESTÃO BÁSICA
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o papel do educador na gestão básica. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema, abordando conceitos e teorias relacionados à gestão escolar e ao papel do educador como gestor. A metodologia utilizada envolveu a revisão sistemática da literatura, com seleção de estudos científicos recentes e relevantes. O corpus de investigação foi composto por fontes bibliográficas, tais como livros, artigos científicos e dissertações de mestrado. Os resultados indicam que o papel do educador como gestor é fundamental para o sucesso da gestão escolar, sendo necessário que ele possua habilidades específicas, tais como liderança, comunicação e tomada de decisão. Além disso, a participação efetiva da comunidade escolar é essencial para a construção de uma gestão escolar democrática e efetiva. Conclui-se que, para que a gestão escolar seja bem-sucedida, é necessário que o educador atue como gestor, utilizando suas habilidades para promover uma gestão eficaz, que valorize a participação de todos os envolvidos no processo educativo.
Referências
BAYER, Liane de Oliveira. Educador e gestor ou educador vs gestor?: os dilemas e tensões de uma gestão escolar gerencialista. Os dilemas e tensões de uma gestão escolar gerencialista. 2015. Disponível em: https://biblioteca.ufabc.edu.br/index.html. Acesso em: 23 jan. 2023.
FIGUEIREDO, Francisco Clébio de. O Papel do Educador no Ato de Cuidar e de Educar na Educação Infantil. 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID5438_06062019234951.pdf. Acesso em: 27 fev. 2023.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, M. Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2012.
GADOTTI, M. Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2012.
GARCIA, M. V. L. Gestão escolar participativa: uma análise da experiência de uma escola pública municipal. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista, 2015.
GARCIA, M. V. L. Gestão escolar participativa: uma análise da experiência de uma escola pública municipal. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista, 2015.
INTEGRAL, Centro de Referências em Educação. Educador na educação integral. 2014. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/glossario/educador/#:~:text=Educador%20%C3%A9%20o%20sujeito%20respons%C3%A1vel,ele%2C%20efetivamente%2C%20necessita%20aprender.. Acesso em: 23 jan. 2023.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. Goiânia: Editora Alternativa, 2011.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. Goiânia: Editora Alternativa, 2011.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. Goiânia: MF Livros, 2013.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. Goiânia: MF Livros, 2013.
LÜCK, H. Gestão escolar: uma questão paradidática. Petrópolis: Vozes, 2013.
LUCKESI, C. C. Gestão educacional e formação de gestores. São Paulo: Cortez, 2018.
LUCKESI, C. C. Gestão educacional e formação de gestores. São Paulo: Cortez, 2018.
OLIVEIRA NETO, Benjamim Machado de. Ensino em Perspectivas,Fortaleza, v. 1, n. 1, p.1-11, 2020https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/11Gestão pública da educação infantil: o trabalho coletivo em benefício de um ensino significativo. o trabalho coletivo em benefício de um ensino significativo. 2020. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção,CE, Brasil. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4525/5137. Acesso em: 27 fev. 2023.
PAOLILLO, Vera Melis. A Gestão do Cotidiano na Educação Infantil. Capitulo III. 2011. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000214768. Acesso em: 27 fev. 2023.
PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PARO, V. H. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. 7. ed. São Paulo: Ática, 2001.
PARO, V. H. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. 7. ed. São Paulo: Ática, 2001.
PASCHOAL, Jaqueline D.; MACHADO, Maria C. G. A História da Educação Infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. Revista HISTEDBR On-line- Artigo, Campinas, n.33, p.78-95, mar. 2009 - ISSN: 1676-2584. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/33/art05_33.pdf. Acesso em jul de 2013.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2013. p. 89-108.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2013. p. 89-108.
PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 43-69.
PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 2ª. Ed. SP: Cortez, 2000.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2007.
SILVA, Edna Maria Amâncio; FARIAS, Márcia Lopes Silva de. O Papel do Professor da Educação Infantil de Crianças De 0 A 3 Anos de Idade na Perspectiva do Educar e Cuidar. 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/4311/1/EMAS28042015.pdf. Acesso em: 27 fev. 2023.
Copyright (c) 2023 REVISTA DIÁLOGO E INTERAÇÃO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.