O diálogo criança-adulto na relação língua e cultura

  • Marlete Sandra Diedrich Universidade de Passo Fundo
  • Pamela Caroline Banaletti
Palavras-chave: Aquisição da Língua. Cultura. Enunciação.

Resumo

O tema deste artigo é o diálogo criança- adulto e a relação língua-cultura no fenômeno de aquisição da língua. O objetivo é analisar como se dá o diálogo criança-adulto e a relação língua-cultura na aquisição. Para tanto, a reflexão se apoia na proposta enunciativa aquisicional de Silva (2007, 2009), a qual representa um deslocamento da teoria enunciativa de Émile Benveniste para pensar o tema da aquisição. A metodologia se volta para a análise ilustrativa de dois recortes enunciativos de uma criança, com idade de 3 a 5 anos, os quais constituem o acervo do grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem (NALíngua). A mobilização dos fundamentos teóricos e a análise dos dados permitem afirmar que a interação social da criança com o adulto é de extrema importância para a aquisição da língua da criança, pois o mundo cultural da criança vai se renovando a cada ato enunciativo em que ela atualiza formas e sentidos da língua no discurso, em novas relações com o outro, com o adulto.

Referências

BENVENISTE, Émile. Problemas de lingüística geral I. São Paulo: Ed Nacional, Ed da Universidade de São Paulo, 1976.
BENVENISTE, Émile. Problemas de lingüística geral II. Campinas, SP: Pontes, 1989.
DEL RÉ, Alessandra, HILÁRIO, Rosângela Nogarini, RODRIGUES, Rubens Antonio. O corpus NALíngua e as tecnologias de apoio: A CONSTITUIÇÃO DE UM BANCO DE DADOS DE FALA DE CRIANÇAS NO BRASIL. v. 13, n. 2 ARTEFACTUM Revista de estudos em Linguagens e Tecnologia, 2016.

DIEDRICH, Marlete Sandra. Aquisição da linguagem: o aspecto vocal da enunciação na experiência da criança na linguagem. 2015. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Instituto de Letras, UFRGS, Porto Alegre, RS.
DIEDRICH, Marlete Sandra. A criança e sua relação com a interdição: a mobilização de arranjos discursivos particulares. v. 14 n. 3 Dossiê Leituras de Émile Benveniste, Desenredo Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo 14(3), 469-479, 2018.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, Feevale, 2013.

SILVA, Carmem Luci da Costa. A instauração da criança na linguagem: princípios para uma teoria enunciativa em aquisição da linguagem. 2007. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Instituto de Letras, UFRGS, Porto Alegre, RS. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/10407. Acesso em: 05/08/2021.

SILVA, Carmem Luci da Costa. A criança na linguagem: enunciação e aquisição. 1ª ed. Campinas: Pontes Editores, 2009.
Publicado
2024-08-08