O diálogo criança-adulto na relação língua e cultura
Resumo
O tema deste artigo é o diálogo criança- adulto e a relação língua-cultura no fenômeno de aquisição da língua. O objetivo é analisar como se dá o diálogo criança-adulto e a relação língua-cultura na aquisição. Para tanto, a reflexão se apoia na proposta enunciativa aquisicional de Silva (2007, 2009), a qual representa um deslocamento da teoria enunciativa de Émile Benveniste para pensar o tema da aquisição. A metodologia se volta para a análise ilustrativa de dois recortes enunciativos de uma criança, com idade de 3 a 5 anos, os quais constituem o acervo do grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem (NALíngua). A mobilização dos fundamentos teóricos e a análise dos dados permitem afirmar que a interação social da criança com o adulto é de extrema importância para a aquisição da língua da criança, pois o mundo cultural da criança vai se renovando a cada ato enunciativo em que ela atualiza formas e sentidos da língua no discurso, em novas relações com o outro, com o adulto.
Referências
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