ASPECTOS FONÉTICO-FONOLÓGICOS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO E DO ESPANHOL EM OBSERVÂNCIA DO PLANO SEGMENTAL

Palavras-chave: Língua Estrangeira. Aspectos fonético-fonológicos. Plano segmental.

Resumo

Este trabalho objetivou realizar uma discussão teórico-metodológica dos aspectos fonético e fonológico do Português Brasileiro (PB) e da Língua Espanhola em observância do plano segmental dos referidos idiomas. Compreende-se que conhecer os aspectos fonético-fonológicos de duas línguas em zona fronteiriça contribui significativamente para potencialização dos processos de ensino e aprendizagem dessas línguas. Assim, para composição do estudo, foram levantadas discussões com base nos pressupostos teórico-metodológicos de Malmberg (1954), Gargallo (1999), Martinez (2009), Silva (2013), dentre outros. Os resultados demonstraram que a averiguação dos aspectos fonético-fonológicos desse ponto de contato comparativo entre as línguas traz rica contribuição ao processo de ensino, sendo essa uma metodologia eficaz para potencialização dos saberes que são construídos em sala de aula.   

Biografia do Autor

Luciano Mendes Saraiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Letras: linguagem e identidade pela Universidade Federal do Acre com trabalho relacionado ao Ensino da Fonética em Manuais Didáticos. Especialista pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande em Planejamento e Gestão Escolar.

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (Proling) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre e Bacharel em Teologia (Faculdade Teológica Nacional, 2016); Mestrando em Arqueologia Bíblica (Faculdade Teológica Nacional, 2017) e Especialista em Gestão da Educação Municipal (UFPB, 2017). Atua nas áreas de Língua Portuguesa e Linguística, desenvolvendo pesquisas em teorias do discurso, especificamente a perspectiva dialógica dos estudos da linguagem. É integrante do GPLEI (Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Interação).  

Anilda Costa Alves, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Linguística na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Referências

ARAÚJO, Letícia Maria Martins et al.; Ensino da Língua Inglesa: contribuições da fonética, fonologia e do processamento auditivo. PróFono Revista de Atualização Científica. Volume 22, Número 3, 2010, p. 183-188.
BOIX, Argimiro. et al. Manual de lengua española. 6ª edición. Barcelona: Teide, 2009.
BOLLELA, Maria Flávia de Figueiredo Pereira. Uma proposta de ensino de pronúncia da língua inglesa com ênfase nos processos rítmicos de redução vocálica. 2002. Tese (Doutorado em Letras) -- Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2002.
BRISOLARA, Luciene Bassols; SEMINO, María Josefina Israel. ¿Cómo pronunciar el español? La enseñanza de la fonética y la fonología para brasileños: ejercicios prácticos. Campinas: Pontes Editores, 2014.
CALLOU, Dinah; LEITE, Yonne. Iniciação à fonética e à fonologia. 9 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
CAMARA JR., Joaquim Mattoso. Estrutura da Língua Portuguesa. 7 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1970.
GARGALLO, Santos Isabel. Lingüística Aplicada a la Enseñanza-Aprendizaje del Español como Lengua Extranjera. Madrid: Arco, 1999.
HIRAKAWA, Daniela Akie. A fonética e o ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: teorias e práticas. Dissertação (Mestrado em Letras). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2007.
LLORACH, Emilio Alarcos. Fonología Española. 4. ed. Madrid: Editorial Gredos, 1983.
MALMBERG, Bertil. A fonética: no mundo dos sons da linguagem. Lisboa: Livros do Brasil, 1954. (Tradução por Oliveira Figueiredo)
MARTINEZ, Pierre. Didática de línguas estrangeiras. Tradução Marco Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
NAVARRO, Antonio Hidalgo; NEBOT Adrián Cabedo. La enseñanza de la entonación en el aula de E/LE. Madrid: Arco Libros, 2012.
QUILIS, Antonio. Princípios de fonología y fonética españolas. Madrid: Arco Libre, 1998.
REGUEIRO, Miguel Ángel Valmaseda. Orientaciones para la enseñanza de la pronunciación en la clase de español como lengua extranjera. Uruguay: Oltaver, 1993. Coleção Complementos.
ROJAS, Juan Pedro. Processo de fossilização na interlíngua de hispanofalantes aprendizes de português no Brasil: acomodação consentida? Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
SILVA, Thaïs Cristófaro. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. 10 ed. São Paulo: Contexto, 2013.
SOUZA, Marcela Ortiz Pagoto de. A fonética como importante componente comunicativo para o ensino de Língua Estrangeira. Revista Prolíngua. Volume 2 Número 1, 2009, p. 33-42.
Publicado
2020-11-03

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##