LITERATURA E CINEMA EM INTERAÇÃO DISCURSIVA

A VALOR(IZ)AÇÃO DO EU NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Palavras-chave: Educação Especial. Literatura. Cinema. Ensino.

Resumo

Este trabalho se propôs a analisar como o cinema e a literatura podem ser utilizados no âmbito da Educação Especial, sobretudo na Educação de Jovens e Adultos visando o trabalho com características estéticas artísticas visando fins didáticos. Em nossa pesquisa recorremos aos pressupostos teórico-metodológicos de Duarte (2009), Bourdieu (1979), Cosson (2006), Candido (1995) e Bosi (1974), dentre outros. Houve uma pesquisa de campo em uma escola de educação Especial de Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE com a elaboração e aplicação de uma proposta metodológica que envolve tanto o cinema quanto a literatura em sala de aula. Os resultados, discutidos e analisados ao longo desse trabalho, evidenciaram as potencialidades dessa modalidade de ensino via interação discursiva e, consequentemente, caminhos para um horizonte artístico interdisciplinar.

Biografia do Autor

Weslei Chaleghi de Melo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza, na linha de pesquisa de Estudos Literários - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), graduação em Pedagogia, pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2017). 

Éderson Luís da Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua na área de Estudos da Linguagem subárea Estudos Discursivos, Literários e Educacionais; Membro-pesquisador do Grupo Michel Foucault e os estudos discursivos; do Grupo Formação de Professores de Línguas e Literatura ? FORPROLL/CNPq e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Experiências Estéticas e Formação Docente ? GESTAR/CNPq. 

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (Proling) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre e Bacharel em Teologia (Faculdade Teológica Nacional, 2016); Mestrando em Arqueologia Bíblica (Faculdade Teológica Nacional, 2017) e Especialista em Gestão da Educação Municipal (UFPB, 2017). Atua nas áreas de Língua Portuguesa e Linguística, desenvolvendo pesquisas em teorias do discurso, especificamente a perspectiva dialógica dos estudos da linguagem. É integrante do GPLEI (Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Interação).  

Referências

ASSUMÇÃO, Jeferson. Máquina de destruir leitores. Porto Alegre: Sulina, 2000.

BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico: o que é, como se faz. 15 ed. Loyola: São Paulo, 2002.

BRASIL. Política nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: << http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>> Acesso em: 20 jul. 2019.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares/ Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC / SEF/SEESP, 1998.

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Petrópolis: Vozes, 1979.

BOSI, Alfredo. Imagem, Discurso. Revista Discurso, v. 5, n. 5, p. 65-86, 1974.

BROWNE, Paula. Uma zebra fora do padrão. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. Tradução: Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

DUARTE, Rosália. Cinema e educação. Belo Horizonte: 4ª ed. Autêntica, 2009.

FRESQUET, A. (Org.). Aprender com as experiências do cinema. Rio de Janeiro: Booklink; CINEAD-LISE-FE/UFRJ, 2009.

GONÇALVES, Rafael Marques. Autonomia e políticaspráticas de currículos: uma equação entre raízes e opções. Educação & Realidade, v. 44, n. 3, p. 1-16, 2019.

MEDVIÉDEV, P. A ciência das ideologias e suas tarefas imediatas. In: MEDVIÉDEV, Pável. O método formal nos estudos literários: introdução a uma poética sociológica. Tradutoras: Sheila Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2016a [1928], p.41-56.

MORIN, E. Cultura de massa: o espírito do tempo – I/neurose. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1977.

MONTIGNEUAX, Nicolas. Público-alvo: crianças. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

MOREIRA, Julyana. Leitura, literatura e cinema na sala de aula: uma cena. 2008. 93 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2008. Disponível em: <>. Acesso em: 21 ago. 2019.

SANTOS, Gabriel Nascimento da Silva ; SILVEIRA, Éderson Luis ; SILVA, João Paulo de Lorena . (Des)naturalizando Sujeitos e Práticas na Escola: Foucault para além de vigiar e punir. Educação & Realidade, v. 41, p. 1275-1287, 2016.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. 3. ed. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010.

VOLÓCHINOV, Valentin. A Interação Discursiva. In: VOLOCHÍNOV, V. N. (círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem - Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo – Ensaio introdutório de Sheila Grillo. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2017b [1929]. p. 201-226.
Publicado
2020-11-03

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##