CONCEPÇÕES DE FAMÍLIA NOS ENUNCIADOS DE DOIS DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

UM ESTUDO CRÍTICO DO DISCURSO

  • Márcio Evaristo Beltrão
  • Solange Maria de Barros
Palavras-chave: Família, Análise Crítica do Discurso, Linguística Sistêmico-Funcional

Resumo

Este trabalho propõe analisar enunciados de dois professores da rede pública de ensino da cidade de Cocalinho-MT acerca do conceito de família que cada um possui, por meio do significado representacional do discurso (FAIRCLOUGH, 2003). Como instrumento metodológico, é utilizada a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003) e a Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994). Os resultados obtidos apontam que a participação em um curso sobre diversidades contribuiu para desestabilizar o posicionamento de um dos professores, que começou a perceber outras formas de união afetiva que não seja a heterossexual.

Referências

BUTT, D.; FAHEY, R.; FEEZ, S.; SPINKS, S.; YALLOP, C. Using Functional Grammar: An Explorer’s Guide. Sydney:, National Centre for English Language Teaching and Research, Macquarie University, 2001.
CHOULIARAKI, L., FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking Critical Discourse Analysis. Edinburgh: Edinburgh University, 1999.
CUNHA, M. A. F. da; SOUZA, M. M. de. Transitividade e Seus Contextos de Uso. Coleção Leituras Introdutórios em Linguagem. Vol. 2. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
DIAS, Maria Berenice. Vínculos hetero e homoafetivos. Disponível em: Acesso em: 18 abr. 2019.
FACCHINI, R. Entre Compassos e Descompassos: um olhar para o “campo” e para a “arena” do Movimento LGBT brasileiro. Revista Bagoas. n. 04. Natal: UFRN, 2009.
FAIRCLOUGH, N. Language and Power. London: Longman, 1989.
______. Discourse and Social Change. Cambridge: Polity Press, 1992.
______. The discourse of new labour: Critical Discourse Analysis. In: M. WETHERELL, S. TAYLOR & S. J. Yates (eds.) Discourse as data: a guide for analysis. London: Sage, 2001.
______. Analysing discourse: textual analysis for social research. 1st. ed. London: Routledge, 2003.
______. An introduction to functional Grammar. London: Edward Arnold. 2ª ed., 1994.
FAIRCLOUGH, N.; WODAK, R. Critical discourse analysis. In: T. Van DIJK (Hg.): Discourse Studies: A Multidisciplinary Introduction. vol. 2. London: Sage, 1997.
GOUVEIA, C. A. M. Análise Crítica do Discurso: dimensões teóricas e metodológicas. In: Estudos de homenagem a Arnaldo do Espírito Santo. Lisboa: Centro de Estudos Clássicos, 2013.
HALL, D. E. Queer Theories. Londres: Palgrave, 2003.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1985.
______. An introduction to functional Grammar. 2. ed. London: Edward Arnold, 1994.
______. HASAN, R. Language, context and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London; New York: Routledge, 1996.
LÔBO, Paulo Luiz Neto. Princípio jurídico da afetividade na filiação. Disponível em: LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pósestruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. 2. ed. ver. e ampl. Belo Horizonte: Autêntica Editora: UFOP, 2012.
RAMALHO, V. C. V. S. Constituição da Análise de Discurso Crítica: um percurso teórico metodológico. In: Signótica, v. 17, n. 2, jul./dez. 2005. p. 275-298
RESENDE, V. de M.; RAMALHO, V. Análise do discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006.
SCHWARTZ, M. S.; SCHWARTZ, C.G. Problems in participant observation. American Journal of Sociology, 60, 1955.
PAPA, S. M. Prática pedagógica emancipatória: O professor reflexivo em processo de mudança. São Carlos (SP): Pedro & João, 2008.
PEREIRA, S. G. Tendências modernas do direito de família. RT, v. 628, p. 19 – 39, fev. 1988.
VIEIRA, L. A família entre o Moderno e o Pós-moderno. In: Revista Ciência Hoje. v. 19. n. 114. Rio de Janeiro-RJ, 1995.
Publicado
2020-02-04