RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NO BRASIL:

“PLÁGIO” E “(CO)AUTORIA” NAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

  • Alan Ricardo Costa UNISC
  • Vilson José Leffa
  • Vanessa Ribas Fialho
  • André Firpo Beviláqua
Palavras-chave: Recursos Educacionais Abertos, Plágio, Autoria, Sistema de Autoria Aberto, Internet

Resumo

O objetivo desta pesquisa é averiguar as concepções de docentes brasileiros sobre “plágio” e “(co)autoria” de Recursos Educacionais Abertos (REAs). O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, envolvendo 10 professores de línguas das regiões Sul e Nordeste do país. Após um curso de capacitação para (co)produção de REAs, os educadores foram entrevistados individualmente. Os resultados indicam que professores: (a) têm medo de cometer plágio, (b) desconhecem (ou ignoram) algumas leis de direitos autorais, (c) e concordam com a necessidade de investir nos Sistemas de Autoria Abertos (SAA), que facilitam o trabalho docente de adaptar/referenciar a autoria original de recursos em nuvem.

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Publicado
2020-11-03

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