ENCANTAMENTO DE LEITORES:

DESAFIO DIÁRIO DO PROFESSOR

  • Valéria Verissimo Gomes
  • Marilu Martens Oliveira
Palavras-chave: Prazer da leitura, Formação do leitor, Atividades para o professor

Resumo

A presente pesquisa focaliza o encantamento de leitores e os desafios apontados pelos professores. Atualmente, com a diversidade de correntes pedagógicas presentes na educação, e havendo a necessidade de se trabalhar vasta quantidade de conteúdos, faz-se necessário avaliar como tem sido o trabalho com a leitura na escola. Pretende-se, então, tecer algumas considerações que contribuam para a melhora da qualidade das práticas escolares, em relação à leitura. Optou-se, teoricamente, por Morais, que defende que a leitura se inicia antes mesmo da criança adentrar numa instituição escolar, por meio de diferentes recursos e em autores como: Zilberman, Candido, Souza e Martins.

Referências

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Lingüística. 6 ed. São Paulo: Scipione, 1993.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos, 3ª Ed. São Paulo: Duas Cidades, 1989.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2014.
FAILLA. Zoara. (Org.) Retratos da leitura no Brasil - 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.
JOUVE, Vincent. et al. Entrevista com Vincent Jouve, autor de A leitura. Tradução de Brigitte Hervot. Leitura em Revista. Cátedra UNESCO de Leitura PUC - Rio, n.1, out., 2010.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.
MORAIS, José. Criar leitores: para professores e educadores. Barueri: Minha Editora, 2013.
OLIVEIRA, Denise da Silva, OLIVEIRA, Marilu Martens. Sobre livros-pássaros, leitores-nuvens, leitura-árvore e biblioteca-terra: o papel social da leitura, do livro e da biblioteca. In: Revistas de Estudos Legislativos. Porto Alegre, ano 12, n. 12, 2018.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. A produção da leitura na escola: pesquisas e propostas. São Paulo: Ática, 1995.
SILVA, Ezequiel Theodoro. O ato de ler. Fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SOUZA, Nilo. Experiências literárias e o processo de formação de novos leitores. Revista Linhas. Florianópolis, v. 18, n. 37, p. 8-21, maio/ago. 2017.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Metodologia de pesquisa. Curitiba: IESDE, 2006.
ZILBERMAN, R. (Org.) Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 5 ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.
Publicado
2020-02-04