A OBRA A BOLSA AMARELA COMO FERRAMENTA DE DIÁLOGO AOS COMPORTAMENTOS E VIVÊNCIAS INFANTIS

  • Anderson Guerreiro Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil, Comportamentos, Dialógos

Resumo

A produção literária infantojuvenil na atualidade tem se destacado ao apresentar-se não somente como um mero recurso de lazer e entretenimento, como
também um eficaz mecanismo pedagógico. O estabelecimento de diálogos entre os textos infantis e a vivência e o comportamento das crianças nas salas de aula é um essencial recurso a ajudá-las na construção de sujeitos sociais mais críticos e participativos. Partindo da percepção da abordagem desta temática nas salas de aula e da possibilidade que os livros infantis nos permitem para tal, este artigo pretende analisar a obra A bolsa Amarela, da escritora Lygia Bojunga, como uma ferramenta para discutir comportamentos e vivências que dizem respeito ao universo infantil, com o intuito de ajudar o aluno na construção de um desenvolvimento mais crítico e diversificado. Nesse sentido, partiremos dos estudos de Zilberman (1983); Gregorin (2009); Coelho (2000) que tematizam tal questão, juntamente com o que está prescrito nos PCNs.

Referências

ANTOLINI, Paulo Salvio. Os danos da autoafirmação. 2015.
Disponível em:
Acesso em dez. 2015.

ASSIS, Rosiane Hernandes. A Inserção da Mulher no Mercado de Trabalho, 2009. In: Anais do IV CONVIBRA – Congresso Virtual Brasileiro de Administração.
BOJUNGA, Lígia. A bolsa Amarela. 34 ed. Rio de Janeiro: Casa Lígia Bojunga, 2009.

BRASIL, Ministério da Educação – MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CARNEIRO, Suelaine. Entenda a polêmica sobre a discussão de gênero nos planos de educação, 2015. Disponível em: Acesso: 28/11/2015.

COELHO, Nielly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

DIGIOVANNI, Alayde Maria Pinto. Apresentação da obra. In: SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO/PR. Diretrizes Curriculares de Gênero e Diversidade Sexual da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Versão preliminar. Curitiba, 2010.

GÓES, Lúcia Pimentel. A aventura da literatura para crianças. 2 ed. São Paulo: Melhoramentos, 2000.

FIGUEIREDO, Vanessa; HELENA Sílvia. Trabalho de literatura através do livro A bolsa amarela. 2010. Disponível em:
Acesso em 24 nov. 2015.

GREGORIN, José Nicolau. Literatura Infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. São Paulo: Melhoramentos, 2009.

NAVARRO, Marco Aurélio. Ruptura e renovação em A bolsa amarela, de Lygia Bojunga. In: CES Revista, Juiz de Fora, MG, vol. 22, p. 197-209, 2008.

SARMENTO, Manuel et al. Políticas Públicas e Participação Infantil. In: Educação, Sociedade & Culturas, nº 25, pp. 183-206, 2007.

SCHAPPER, Ilka. A imaginação e o desenvolvimento infantil. In: Educação e foco: Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 157-169, 2009.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 1983.
Publicado
2019-04-08