STORYTELING E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DISLEXIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Isabella de Sousa Candido Lopes Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Magna Cristina dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Márcio Sadao Hirata Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Natália Neves Macedo Deimling Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: Dislexia; Storytelling; Ensino e Aprendizagem

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições da Storytelling no desenvolvimento da aprendizagem de alunos laudados ou que demonstram características de dislexia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esta pesquisa teve como objetivo responder a seguinte pergunta: Como a Storytelling pode contribuir no ensino e aprendizagem de alunos que demonstram ou apresentam dislexia? Utilizou-se a pesquisa qualitativa como abordagem interpretativa. O delineamento foi de uma pesquisa bibliográfica. Os teóricos que sustentam esta pesquisa são Valenças e Tostes (2019); Tenório et al (2020); Alves (2020); Flicidade & Schilckmann (2021); Wilwert et al (2021). Os resultados evidenciaram que a Storytelling é uma possibilidade dentre as diversas formas de se ensinar e aprender, contribuindo para o engajamento e o envolvimento dos alunos em sala de aula, viabilizando o interesse e a troca de conhecimentos entre os estudantes e seus professores de forma crítica, social e dialógica.

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Publicado
2024-03-13