O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL

UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA

Palavras-chave: metodologias ativas, ensino superior, gamificação, formação docente, mapeamento sistemático

Resumo

As Metodologias Ativas ganharam destaque em 2020 por serem  potencializadoras do engajamento e da participação dos discentes nas aulas remotas. Apesar disso, são utilizadas a algum tempo no contexto educacional, aplicadas ao protagonismo dos estudantes, assegurando-se uma participação mais ativa e flexível dos professores em relação ao ensino. Dessa forma, o objetivo deste artigo é realizar um mapeamento sistemático da literatura para estudar quais Metodologias Ativas são mais utilizadas por professores do Ensino Superior no Brasil e como questão complementar entender de que forma a Gamificação pode auxiliar no contexto escolar no Ensino Superior. Como encaminhamento metodológico utilizou-se o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, tendo como parâmetro de busca materiais que continham as palavras-chave “Metodologias Ativas” and “Ensino Superior” em seus títulos. Foram encontrados oito estudos que abordaram a temática pesquisada. As Metodologias Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Times ainda são as mais utilizadas e no que tange o uso da Gamificação no contexto escolar no Ensino Superior identificou-se que pode ser empregada com a finalidade de desenvolver melhor o trabalho em equipes, engajar os alunos e melhorar a participação nas aulas.  Neste mapeamento, pode-se considerar a não saturação desse assunto e a possibilidade de desenvolvimento de trabalhos futuros, sobretudo os que envolvem a utilização da Gamificação como Metodologia Ativa no Ensino Superior.

Biografia do Autor

Andreia Cassia Santos, Etec Professor Luiz Pires Barbosa: Cândido Mota, São Paulo , BR

Professora da Faculdade de Tecnologia de Ourinhos: Ourinhos, São Paulo, BR e da Etec Professor Luiz Pires Barbosa: Cândido Mota, São Paulo , BR

Mestranda em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná

Annecy Giordani, Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Bandeirantes

Doutora com estágio pós-doutoral em Enfermagem pela USP Ribeirão Preto. Fundadora, líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Ensino (GPEMEN/CNPq), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Bandeirantes, Paraná, Brasil. Diretora de Produção da Editora UENP, Cornélio Procópio, Paraná.

Joao Coelho Neto, Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus Cornélio Procópio

Doutor em Informática PUCPR

Pós-doutorando em Educação UNIVALI

Referências

ALVES, Flora. Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras: um guia completo: do conceito à prática. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: DVS Editora, 2015.
AMARAL, A. P. S.; BOERY, R. N. S. de O.; VILELA, A. B. A.; SENA, E. L. S. Metodologias ativas: relato de experiência da participação em curso de especialização na área da Saúde. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–20, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.24129. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24129. Acesso em: 31 jan. 2023.
Antunes, Jeferson; Rodrigues, Eduardo Santos Junqueira. Gamificando metodologias ativas no Ensino Superior: práticas de formação inicial em pesquisa científica. v. 16 n. 43 (2021): Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional. Disponível em: https://revistas.utp.br/index.php/a/article/view/2334. Acesso em: 02 abr. 2023.
AZEVEDO, S. B.; PACHECO, V. A.; SANTOS, E. A. dos. Metodologias ativas no ensino superior: percepção de docentes em uma instituição privada do Distrito Federal. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–22, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.2573. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2573. Acesso em: 30 jan. 2023.
BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs.). Metodologias Ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018, xxii, 238 p. il.;23 cm.
BERBEL. Neusi Aparecida Navas. As Metodologias Ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5437015/mod_resource/content/1/As%20metodologias%20ativas%20e%20a%20promoc%CC%A7a%CC%83o%20da%20autonomia%20de%20estudantes%20-%20Berbel.pdf. Acesso em: 02 abr. 2023.
BRASIL. MEC orienta instituições sobre ensino durante pandemia. Brasília – DF: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: https://is.gd/uU27Ai. Acesso em: 10 set. 2020.
BRESSAN, M. A.; COUTO, A. T. S. .; ZUCCHI, F. C. R. .; BARONEZA, J. E. Metodologias ativas no ensino de Saúde: devemos considerar o ponto de vista dos alunos? Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–20, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.23806. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/23806. Acesso em: 22 fev. 2023.
DANELLI, Federico. (2015). Implementing game design in gamification. In: Reiners, T., Wood, L. (eds) Gamification in Education and Business. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-10208-5_4
DICKMANN, Ivanio (org.). Start: como a gamificação e os jogos de aprendizagem estão transformando a práxis educativa atual com suas dinâmicas inovadoras e criativas. 1. ed. Chapecó: Livrologia. 2021.
FARDO, Marcelo Luis. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. RENOTE, [S. l.], v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41629. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41629. Acesso em: 15 jun. 2021.
GOBBO, A.; BEBER, B.; BONFIGLIO, S. U. Metodologias ativas de aprendizagem: uma experiência de qualidade no ensino superior de Administração. Revista Educação e Emancipação, [S. l.], p. p.251–276, 2017. DOI: 10.18764/2358-4319.v9n3p251-276. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6797. Acesso em: 22 fev. 2023.
KAPP, Karl M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. John Wiley & Sons, 2012.
KITCHENHAM, B. A. Procedures for performing systematic reviews. Tech. Report TR/SE-0401, Keele University, 2014.
KRONBAUER, Artur Henrique; NEVES, Naiara da Encarnação; PEREIRA, Pedro Henrique. Relatos da estruturação de aulas remotas com a utilização de metodologias ativas. RENOTE, v.19, n. 2, p. 21-30, 2021. DOI:10.22456/1679-1916.12118330. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121183/65823. Acesso em: 20 abr. 2022.
LACERDA, Flávia Cristina Barbosa; SANTOS, Letícia Machado dos. Integralidade na formação do ensino superior: metodologias ativas de aprendizagem. Avaliação (Campinas) 23 (3). Sep-Dec 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/JRjdzXYGrSdQSZmDxFQQwdM/?lang=pt. Acesso em: 02 abr. 2023.
NUNES, M. B.; BARCELLOS, P. da S. C. C. Rumo a um ensino superior 4.0: uma experiência com fórum on-line síncrono para ensino de língua inglesa na perspectiva das metodologias ativas. Revista do GEL, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 216–233, 2020. DOI: 10.21165/gel.v17i3.2760. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/2760. Acesso em: 30 jan. 2023.
SANTOS, Andréia de Cássia; HYPÓLITO, Vera Adriana Huang Azevedo. Utilizando as redes sociais para motivar o aprendizado. In: SILVA, Américo Junior Nunes da (org.). Educação: atualidade e capacidade de transformação do conhecimento gerado 3. 1. ed. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020. p. 111-121. Disponível em: https://www.finersistemas.com/atenaeditora/index.php/admin/api/artigoPDF/37661. Acesso em: 13 jun. 2021.
VALENTE, J. A. Tecnologias e educação a distância no ensino superior: uso de metodologias ativas na graduação. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 97–113, 2019. DOI: 10.35699/2238-037X.2019.9871. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9871. Acesso em: 31 jan. 2023.
Publicado
2024-03-04

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##