OS IMPACTOS OPERACIONAIS E ECONÔMICOS CAUSADO POR ATIVIDADES PERIGOSAS E INSALUBRES

OPERATIONAL AND ECONOMIC IMPACTS CAUSED BY DANGEROUS AND UNHEALTHY ACTIVITIES

  • Matheus Rodrigues Bonjovanni Universidade Estadual do Norte do Paraná
Palavras-chave: Periculosidade; Insalubridade; Mapa de riscos.

Resumo

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo evidenciar os impactos operacionais e financeiros das atividades insalubridades e/ou perigosas, voltando para o ambiente empresarial, observando os preceitos legais e regulamentares. Para isso, buscou-se mostrar os mapas de risco e as exposições dos trabalhadores com relação à periculosidade e insalubridade além de trazer o entendimento de periculosidade e insalubridade segundo a legislação brasileira. Mostraremos as atividades insalubres e perigosas e seus reflexos de adicionais de periculosidade na folha de pagamento. Nos pautaremos em uma pesquisa bibliográfica e qualitativa de cunho interpretativo preocupando-se com os aspectos da realidade, centrando-se na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais. Os resultados apresentam os impactos de 10% a 40% de adicionais para as atividades insalubres que são decorrentes de atividades que expõem o funcionário a agente nocivos que poderão ser biológicos, químicos, físicos, ergonômico ou de acidentes, o percentual é definido conforme o grau de exposição a estes agentes, já nos casos de periculosidade, que são atividades operacionais que podem causar a incapacidade, a invalidez permanente ou até mesmo a morte do colaborador, o reflexo na folha de pagamento ocorre na proporção de 30% sobre o salário-base, sem adicionais como gratificação, participações nos lucros ou bonificações.

Referências

BRASIL. Consolidação das leis do trabalho (CLT). Brasília: [s.n.], 1943.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Distrito Federal: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora 1, Brasília, 2009.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora 32, Brasília, 2009.
BRASIL. Secretaria de Inspeção do Trabalho. Norma regulamentadora 15 : Atividades e operações insalubres, Brasília, 2019.
CAMISASSA, M. Q. Norma Regulamentadora 1 a 36 comentadas e descomplicadas. Segurança e Saúde no Trabalho, São Paulo, 2015.
DUTRA, L. H. M.; HAAS, R. O. Um olhar reflexivo sobre o adicional de insalubridade. Salão de Ensino e de Extensão: Inovação na Aprendizagem, Santa Cruz do Sul, 2015.
FREIRE, R. C. Análise dos níveis de ruído em equipamentos da construção civil na cidade de Curitiba. Associação Brasileira de Engenharia de Produção - ABEPRO, Santa Catarina, 2017.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª. ed. São Paulo: Altas, 2002. p. 176.
HÖKERBERG, Y. H. M. et al. O processo de construção de mapas de risco em um hospital público. Ciência & Saúde coletiva, Rio de Janeiro, Junho 2006. 63-76.
JÚNIOR, H. L. A.; CURCIO, J. C. L. Adicional de periculosidade:integralidade do risco. Revista Universitas, Mogi Mirim, 2016.
LUDKE, R. Aspectos Jurídicos do Artigo 193 da CLT e Adicional de Periculosidade. Jusbrasil, Brasília, 2015. Disponivel em: . Acesso em: 30 outubro 2022.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 2010.
Publicado
2023-01-15