CONSELHO GESTOR:

UMA ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

  • Vanessa Alberton
  • Carlos Cesar Garcia Freitas
  • Marcos Roberto Pires Gregolin
  • Marinice Teleginski
Palavras-chave: Gestão Social, Conselho Gestor, Território Centro-Sul do Paraná

Resumo

Esse artigo tem como objetivo apresentar a implicação do Conselho Gestor no desenvolvimento territorial. Para tanto, foi desenvolvido uma pesquisa de caráter
descritiva, mediante estratégia de pesquisa de campo, com utilização de entrevista não estruturada e análise documental para coleta de dados. Com os resultados da pesquisa foi possível identificar que com a criação do Conselho Gestor o território Centro Sul do Paraná, conseguiu levantar um montante da ordem de R$ 5.800.000,00 que reverteu em uma série de aquisições, construções e outros benefícios, sendo um importante instrumento metodológico de intervenção social.

Referências

AMCESPAR. Apresentação do Território Centro-Sul do Paraná. Associação dos Municípios do Território Centro-Sul do Paraná. Disponível em: . Acesso em 26 de julho de 2013.
ATLASBRASIL. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013. Disponível em: < http://www.atlasbrasil.org.br/2013/ranking>. Acesso em 27/11/2013.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 4ª ed. São Paulo: Makron Books,1996.
CGU. Controle Social: orientações aos cidadãos para participação na gestão pública e exercício do controle social. Brasília, DF: Controladoria Geral da União, 2008.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
GOHN, Maria da Glória. Os Conselhos de Educação e a reforma do Estado. In: Conselhos Gestores de Políticas Públicas. Maria do Carmo A. A. Carvalho e Ana
Cláudia C. Teixeira (org.). São Paulo: Pólis, 2000.
GOMES, Eduardo Granha Magalhães. Conselhos Gestores de políticas públicas: democracia, controle social e instituições. 2003, 113 f. Dissertação (Mestrado em
Administração Pública e Governo) – Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2003.
IBGE. Paraná Cidades. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: . Acesso em 29 de julho de 2013.
IPARDES. Diagnóstico socioeconômico do Território Centro-Sul. Curitiba: Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e social, 2007.
LÖFFLER, Elke. Governance: Die neue Generation von Staats- und Verwaltungsmodernisierung. Verwaltung + Management, v. 7, n. 4, p. 212-215, 2001.
MDA. Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais - PRONAT. Disponível em: . Acesso em 14 de setembro de 2013b.
______. Plano de trabalho assessores técnicos territoriais. Irati/PR: Território Centro Sul do Paraná, 2013a.
______. Produto 6: relatório contendo análise das articulações institucionais e políticas públicas realizadas em apoio ao desenvolvimento territorial e seus resultados. Irati/PR: Território Centro Sul do Paraná, 2011.
OGPP - OBSERVATÓRIO DE GESTAO PÚBLICA PARTICIPATIVA. Conselhos Gestores. Disponível em: http://ogpp.gid-ufs.org/glossario/conselhos-gestores/. Acesso
em 26 de julho de 2013.
PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Ranking IDHM Municípios 2010. Disponível em: IDHM-Municipios-2010.aspx>. Acesso em 26 de agosto de 2013.
SACHS, Ignacy. Desenvolvimento: includente, sustentável, sustentado. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.
SANTOS, M.; SILVEIRA, M.L. O Brasil: território e sociedade no inicio do século XXI. 10 ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.
Publicado
2022-04-20