ARTE DE CUIDAR DE RAIZEIROS/AS

REFLEXÕES SOBRE A INTERAÇÃO DOS ESPECIALISTAS COM AS PLANTAS E COM O OUTRO

  • Natália de Paula Reis Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Raizeiros/as, Ecolinguística, Interação, Saberes populares

Resumo

Neste artigo, temos o objetivo de compreender os saberes e as práticas curativas de raizeiros, considerando as relações desses indivíduos com o meio ambiente (significação) e deles com outros indivíduos (comunicação). Para tanto, fundamentamos nossas discussões na teoria ecolinguística, mais especificamente nos estudos de Couto (2007, 2016) e Nenoki do Couto (2012).  Baseados nessa vertente, buscamos compreender a relação entre indivíduo-língua-meio ambiente, a partir do social, cultural, natural e das experiências subjetivas dos raizeiros. Metodologicamente, o corpus desta pesquisa constitui-se de conversas realizadas com três raizeiros moradores da cidade de Nova Glória/GO, localizada a aproximadamente duzentos quilômetros da capital do estado, Goiânia. A partir das conversas com os especialistas, vemos que esses possuem uma intensa relação com as plantas e com o outro, ou seja, com o próprio ambiente e com a comunidade, especialmente pacientes. Eles, para além do uso dos recursos naturais e produção de remédios, se preocupam e agem em benefício da comunidade.

Referências

ARAÚJO, Alceu Maynard. Medicina rústica. 3 ed. São Paulo: Editora Nacional, 1979.
AMOROZO, Maria Christina Mello. A abordagem etnobotânica na pesquisa de plantas medicinais. Plantas medicinais: arte e ciência um guia de estudo interdisciplinar. São Paulo: UNESP, 1996.
CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. (trad) Newton Roberval Eichemberg. São Paulo: Cultrix: 1996.
COUTO, Hildo Honório. Ecolinguística: estudo das relações entre língua e meio ambiente. Brasília: Thesaurus, 2007.
_______. et. al. Introdução: breve histórico da Ecolinguística. In: COUTO, H. H. et al. O paradigma ecológico para as ciências da linguagem: ensaios ecolinguísticos clássicos e contemporâneos. Goiânia: Editora UFG, 2016.
_______. Linguística ecossistêmica. In: COUTO, H. H. et al. O paradigma ecológico para as ciências da linguagem: ensaios ecolinguísticos clássicos e contemporâneos. Goiânia: Editora UFG, 2016.
_______. O que vem a ser ecolinguística, afinal?. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 14, n.1, 2013.
LITTLE, Paul (Org). Conhecimentos tradicionais para o século XXI: Etnografias da Intercientificidade. São Paulo: Annablume, 2010.
MAKKAI, Adam. Por que Ecolinguística. In: Couto, H. H.; Couto, E. N. N. Araújo, G. P. et al (orgs). O paradigma ecológico para as ciências da linguagem: ensaios ecolinguísticos clássicos e contemporâneos. Goiânia: Editora Ufg, 2016. 528 p. Tradução de H. H. Couto e E. K. N. N. do Couto.
NENOKI DO COUTO, Elza Nakayama. Ecolinguística e Imaginário. Brasília: Thesaurus, 2012.
Publicado
2023-01-16