CHAMADA PÚBLICA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NA REVISTA DIÁLOGO E INTERAÇÃO 2022

2022-04-25

Diretrizes para Autores: Condições, normas e estrutura para publicação na Revista Digital da FACCREI Diálogo e Interação

 

1 Condições para Publicação da Revista

  1. As produções devem ser postadas até o dia 01 de agosto de 2022, diretamente no portal de periódicos da Revista Diálogo e Interaçãohttp://revista.faccrei.edu.br/mediante cadastro prévio.

 

ATENÇÃO: Não serão aceitos textos recebidos por e-mail.

 

2 Normas para submissão de trabalhos científicos

Os trabalhos selecionados para publicação na Revista Diálogo e Interação devem obedecer aos seguintes critérios:

  1. Consonância aos objetivos e áreas de interesse da revista;
  2. Os trabalhos submetidos à avaliação devem estar de acordo com as normas editoriais da revista;
  3. Devem apresentar objetividade, concisão, clareza e adequação gramatical;
  4. Pede-se que sejam revisados antes da submissão;
  5. Não serão aceitos trabalhos que ainda pertençam ao campo da projeção e intenção do autor.

 

3 Condições para Submissão

  1. Serão aceitas contribuições sob a forma de artigos, ensaios, resenhas e entrevistas.
  2. Os artigos e ensaios devem conter entre 15 e 25 páginas.
  3. O periódico publica resenhas de livros, documentários e outros formatos nas áreas de interesse. O texto deve ter de 2 a 4 páginas (máximo 2000 palavras).
  4. ENTREVISTAS: As entrevistas devem ter no máximo 10 páginas, contendo um cabeçalho na primeira página com informações sobre a pessoa entrevistada, o enfoque, a data e o local. Deve constar o nome e um breve currículo em nota de rodapé sobre o entrevistador. Além do arquivo com o trabalho, deve constar folha adicional com as seguintes informações: nome completo do autor, vínculo institucional, súmula curricular, endereço, telefone e e-mail para contato.
  5. São itens obrigatórios dos artigos submetidos: título, resumo (entre 100 e 250 palavras), palavras-chave (de 03 a 05), resumo e palavras-chave em língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês), introdução, desenvolvimento, conclusão ou considerações finais e referências.
  6. Os textos submetidos devem apresentar prévia revisão gramatical. O arquivo da submissão deve ser em formato .doc ou .docx.
  7. Todas as contribuições devem seguir as normas da Revista Diálogo e Interação.
  8. URLs para as referências informadas quando possível.
    1. Quanto à estrutura, os trabalhos devem ser formatados da seguinte maneira:
    2. Observar as regras da nova ortografia da língua portuguesa.
    3. PROGRAMA: Microsoft Word for Windows.
    • FONTE: Arial.
    1. TAMANHO: 12.
    2. MARGENS: Esquerda - 3 cm; Superior - 3 cm; Direita - 2 cm; Inferior - 2 cm.
    3. TÍTULO: centralizado, em caixa alta, negrito, fonte 12 (colocar o título em inglês, abaixo do título em português, na fonte 12).
    • INDICATIVOS DE SEÇÃO: em negrito, com apenas a primeira letra de cada palavra em caixa alta, precedido pelo indicativo numérico (algarismo arábico), alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere.
    • RESUMO: a palavra RESUMO deve vir em caixa alta, negrito, seguida de dois pontos. Na mesma linha, iniciar o texto do RESUMO (que deve ser formatado com espaçamento simples, fonte 12, alinhamento justificado, e conter de 100 a 250 palavras), abordando o objetivo do trabalho, o referencial teórico, a metodologia, o corpus de investigação e resultados/conclusões.
    1. PALAVRAS-CHAVE: a expressão PALAVRAS-CHAVE deve vir caixa alta, negrito, seguida de dois pontos. Utilizar entre 3 e 5 palavras-chave, separadas por ponto.
    2. RESUMEN: a palavra RESUMEN deve vir em caixa alta, negrito, seguida de dois pontos (mesma formatação do RESUMO);
    3. PALABRAS CLAVE: a expressão PALABRAS CLAVE deve vir em caixa alta, negrito, seguida de dois pontos (mesma formatação das PALAVRAS-CHAVE);
    • ABSTRACT: a palavra ABSTRACT deve vir em caixa alta, negrito, seguida de dois pontos (mesma formatação do RESUMO);
    • KEYWORDS: a expressão KEYWORDS deve vir em caixa alta, negrito, seguida de dois pontos (mesma formatação das PALAVRAS-CHAVE);
    • CORPO DO TEXTO: com alinhamento justificado.
    1. PARÁGRAFOS: os adentramentos de parágrafo devem ser de 1,25cm (no Word: formatação de parágrafo> especial> primeira linha);
    • ESPAÇAMENTO: espaço 1,5 (entrelinhas);
    • CHAMADAS: autor-data - ABNT;
    • CITAÇÕES: até 3 linhas, a citação deverá ficar no corpo do texto entre aspas; citação com mais de 3 linhas deve ser retirada do corpo do texto e formatada em bloco: espaçamento simples, separada do corpo do texto por um enter (um antes e um depois da citação), fonte 10, sem itálico e semadentramento de parágrafo, com recuo na margem esquerda de 4cm;
    • GRÁFICOS, TABELAS E QUADROS, IMAGENS, ILUSTRAÇÕES: devem aparecer no corpo do texto, com legenda contendo numeração e título; legenda centralizada, fonte Arial 10.
    1. PALAVRAS ESTRANGEIRAS: deverão ser grafadas em itálico.
    • DESTAQUES NO TEXTO: em negrito.
    • NOTAS: as notas deverão ser numeradas a partir do número 1 (um) e inseridas no fim da página em que aparecem no artigo.
    • REFERÊNCIAS: título Referências (negrito e apenas a primeira letra maiúscula); a formatação da lista deve seguir as normas da ABNT NBR 6023/2018; o destaque dos títulos deve ser em negrito; os nomes dos autores citados nas referências devem ser escritos por extenso, não devendo haver, portanto, abreviações nas iniciais maiúsculas.
    • NOME DO AUTOR: o nome do autor, na versão final do trabalho que será publicado (a versão final deverá ser enviada pelo autor após recebimento do aceite) deve vir completo, sem abreviação, centralizado, com apenas a primeira letra de cada nome ou sobrenome em caixa alta; deve-se também abrir uma nota de rodapé, indicada por asterisco, e colocar uma minibiografia acadêmica do(s) autor(es), contendo, inclusive, o endereço eletrônico.

     

    4 Considerações Gerais

     

    O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

     

    Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

     

    A não observância a quaisquer das normas supracitadas, em especial as referentes à formatação de referências e citações da ABNT, pressupõe a não aceitação do trabalho para análise e subsequente publicação.

     

    Os conteúdos expressos nos trabalhos são de absoluta responsabilidade dos seus autores.

     

    Os Casos Omissos a este Edital serão avaliados pelo Comitê Editorial da Revista.